Tea Tree - O que é e como usar na micose de unha



Óleo de Tea Tree



Nome do produto: Óleo Essencial de Melaleuca (Tea Tree)
Nome INCI: Melaleuca alternifolia Leaf Oil
Nome científico: Melaleuca alternifólia
Nnome em inglês e francês: tea tree / tea tree
Origem: Austrália
Extração: destilação a vapor das folhas
Principal componente: terpineno-4-ol
Descrição: líquido incolor a amarelo palha, de odor herbal fresco

Utilização: O TEA TREE é um velho conhecido dos aborígenes australianos que reconhecem há muito tempo suas virtudes. Enquanto o restante do mundo pensava que ela era apenas uma erva daninha, os nativos utilizavam as folhas para curar feridas infeccionadas. A planta foi levada para a Europa em 1927, quando suas excelentes propriedades antissépticas e fungicidas foram percebidas.

-Usado conta acne, psoríase, micose de unha, sarna, cortes, queimaduras, verrugas, frieiras, dermatite, dentre outros.
-Agente purificador para a pele, utilizado também no combate ao mau cheiro dos pés e ao pé de atleta.
-Também utilizado na preparação de shampoo anti-caspa.
-Útil na confecção de soluções para desinfecção de materiais hospitalares ou limpeza de ferimentos, na produção de sabonetes anti-sépticos e shampoos anticaspa.
-Ideal para ser vaporizado e eliminar germes.
-Mistura-se bem com óleo de lavandim, lavanda, alecrim, gerânio, cravo, sálvia sclarea, mangerona, ylang ylang.


Fonte: Ferquima


Uso e Cuidados com o Óleo Tea Tree 

- O óleo essencial Tea Tree não é medicamento, fitoterápico ou homeopático.
- Por isso não apresenta indicações terapêuticas definidas, não é oferecido como remédio, nem possui bula.
- Utilize todos os óleos essenciais com cuidado e sempre consulte seu médico nos seguintes casos: gravidez, pressão alta, epilepsia, ferimentos abertos, diabetes, erupções cutâneas, etc.
- Lave bem as mãos após a aplicação e evite contato com os olhos e mucosas.
- Se preferir usá-lo diluído, experimente adicionar, aos poucos, algumas gotas de óleo de Tea Tree à mesma quantidade de óleos vegetais e verifique os resultados, até encontrar a concentração ideal.
- O óleo Tea Tree é inflamável. Mantenha-o em lugar fresco e longe da luz.
- Mantenha o óleo Tea Tree longe do alcance das crianças e dos animais.
- Se aparecer algum tipo de alergia suspenda o uso.
- Não use óleo essencial Tea Tree internamente.

As informações disponíveis neste blog não substituem a orientação, tratamento ou recomendação do profissional de saúde.


 
Tea Tree - Um pouco da história

As propriedades antisépticas do Tea Tree foram descobertas séculos atrás pelos aborígenes australianos, os Bundjalung, que usavam como medicamento para tratamento de queimadura de sol e infecções de fungos e bactérias. Também faziam uso como antídoto para veneno de cobra.Inicialmente usado na medicina tradicional o óleo era obtido por esmagamento das folhas pra ser usado em inalação para tratamento de tosse e resfriados,outra forma também usada era a da infusão para o tratamento de garganta ou doenças de pele . Nativa da Austrália e Tasmania, também conhecida como árvore do pântano, o tea Tree possui pequenas flores brancas, mas o óleo é extraido dos galhos e das folhas, seu aroma lembra cânfora com reminiscência do aroma de eucalipto. Fonte: Mark Evans B Phil., FNIMH



 Micose de unhas

A onicomicose (micose de unha) é uma doença provocada por fungos que se "alimentam" de queratina, material do qual as unhas são formadas. A doença pode se manifestar de várias formas, como: descolamento (a unha fica oca), espessamento, formação de manchas e, até mesmo, a deformação e destruição da unha. Para se obter sucesso no tratamento, o fungo deve ser totalmente eliminado da unha. Para que isto ocorra, a unha doente deve ser totalmente substituída pela uma saudável, livre do fungo. Como o crescimento da unha se faz de forma muito lenta, este processo demanda tempo: cerca de 6 meses para as unhas das mãos e cerca de 12 meses para as unhas dos pés. Estas características fazem da onicomicose uma doença de tratamento complicado, pois exige paciência e perseverança no uso da medicação, além da unha ser um local de difícil penetração dos produtos para aplicação tópica. Fonte: www.dermatologia.net

 Fotos ilustrativas de Micose de unha


Nenhum comentário:

Postar um comentário